2024, Ano de Visita Pastoral na Diocese de Borba: “tempo de graça, de escuta, de sinodalidade”

A Diocese de Borba, segundo informou Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, está vivendo em 2024 a Visita Pastoral em todas as paróquias e áreas missionárias. O calendário de visitas, que iniciou no final do mês de fevereiro, tem previsto ser encerrado no mês de novembro. O bispo diocesano de Borba diz estar vivendo essa visita como um tempo de graça, de escuta, de sinodalidade, como um tempo de gerar proximidade entre o bispo e as paróquias e áreas missionárias, as lideranças e os conselhos.

A visita pastoral, segundo recolhe o roteiro de orientação elaborado por Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva e enviado às paróquias e áreas missionárias, é uma das missões do Bispo, uma oportunidade para o encontro e diálogo do Bispo com os fiéis, que segundo o Direito Canônico deve ser realizada em toda a diocese a cada cinco anos. Dentre os objetivos dessa visita destaca a possibilidade do Bispo encontrar, conhecer e ouvir os fiéis, acolhendo e escutando aquilo que faz parte da vida do povo, renovando a esperança numa Igreja ministerial e sinodal.

A visita pastoral também possibilita avaliar a eficiência das estruturas e instrumentos de evangelização, ajudar as comunidades a resolver dificuldades e ser um momento de encontro que ajuda a entender a natureza da Igreja. O bispo se encontra com os padres, o Conselho Pastoral, o Conselho Paroquial para Assuntos Econômicos, visita as escolas, as comunidades indígenas, os doentes, as autoridades, celebra missas na matriz, controle dos livros paroquiais. No final da visita será enviado ao pároco um relatório contendo considerações mais detalhadas da Visita Pastoral.

Todas as paróquias e áreas missionárias da Diocese de Borba estão se preparando para a Visita Pastoral de Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, que destaca a importância dessa visita. A visita pastoral foi iniciada de 23 a 25 de fevereiro de 2024 na Paróquia de São José, no distrito do Novo Céu, no município de Autazes. Nesta semana, de 06 a 10 de março, está sendo realizada a visita pastoral na Paróquia de São Joaquim e Sant´Ana em Autazes, “visitando as comunidades, as obras sociais, toda nossa dinâmica missionária”, destacou o Bispo diocesano de Borba.

Ele insiste em que “assim, vou visitar todas as áreas missionárias, todas as paróquias, até novembro, um calendário bem extenso para a gente marcar presença e ao mesmo tempo gerar proximidade, acompanhar nossas lideranças na missão”.

Crédito : Pe. Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Compartilhe:

Posts Relacionados

Nos Envia uma Notícia