2º Congresso Bíblico na Forania São Marcos – Borba/ AM

Aos vinte e quatro dias do mês de fevereiro de dois mil e vinte e três às 17h deu-se início ao 2° Congresso Bíblico da Forania São Marcos, no Centro Social Dom José Afonso Ribeiro, com o credenciamento dos participantes das Paróquias de Cristo Rei, Nossa Senhora Aparecida, São João Batista e Santo Antônio, com o tema: Vocação: Graça e Missão e o lema: Corações ardentes, pés a caminho (Lc 24, 33-34).

Às 18h foram dadas as boas-vindas aos participantes e foi feita a acolhida de cada paróquia. Após a acolhida compôs-se a mesa com os vigários forâneos, padres presentes e o assessor Dom Tadeu para assim fazer a abertura oficial do Congresso. Em seguida, tivemos a oração inicial feita pelo Diácono Dorval e pelo padre Péricles dos Santos, da Paróquia Nossa de Aparecida. Depois da oração realizou-se o lanche. Às 19h o assessor Dom Tadeu Canavarros, apresentou-se falando um pouco sobre sua caminhada vocacional. Depois distribuiu o folder do 3° Ano Vocacional, onde Dom Tadeu fez uma revisão sobre os anos vocacionais anteriores, seus temas e o que foi realizado em cada um deles e o que se espera realizar nesse 3° ano Vocacional. Explanou cada um dos tópicos contidos no folder relacionando-os com a nossa vida vocacional. Às 21h o assessor terminou seu discurso sobre o tema do 1° dia do congresso. Depois realizou o sorteio de brindes. Foram feitos os encaminhamentos para o dia seguinte e dada a bênção final encerrando o primeiro dia do Congresso Bíblico da Forania São Marcos.

No segundo dia do Congresso Bíblico (25/02/2023), tivemos a acolhida dos participantes pelo grupo de animação, seguida da oração inicial feita pela Paróquia de Cristo Rei. Às 08:40h, o assessor começou a explanação sobre o tema: A vocação na Bíblia. O assessor nos levou ao seguinte questionamento “a vocação na Bíblia ou a Bíblia na vocação?”. Às 10h aconteceu o lanche com retorno das atividades às 10:30h fazendo uma reflexão sobre a missão no meio dos homens. Às 12h teve o intervalo para o almoço. Às 14h retornou-se para a plenária com o grupo de animação. Em seguida foram dadas as orientações para o trabalho em grupos. Às 15:30h retornou-se do trabalho em grupo e serviu-se o lanche. Após o lanche aconteceu a partilha dos grupos sobre o tema que trabalharam, com uma profunda reflexão sobre o testemunho na caminhada missionária e no final Dom Tadeu fez suas considerações sobre o que foi exposto pelos grupos. Dando continuidade ao congresso tivemos a exposição sobre o tema: Ser discípulo – Jesus Cristo é um convite ao melhoramento contínuo, ou seja, um crescimento na própria fé, tendo como objetivos: explicar, saber e mostrar, sendo desafiados em nosso dia a dia, usando a rede do amor. Às 18h deu-se o encerramento do 2° dia do Congresso Bíblico, com Dom Tadeu dando a bênção final.

No terceiro dia do Congresso Bíblico da Forania São Marcos (26/02/2023) às 09h a equipe de animação fez a acolhida e, logo em seguida Dom Tadeu fez a oração e deu continuidade falando sobre o tema: A vida é feita de escolhas. Devemos estar atentos ao fazer nossas escolhas e ter sempre em mente que a melhor escolha é seguir o chamado de Jesus. Às 10:15h foi servido o lanche e logo após Dom Tadeu continuou seu discurso concluindo o tema com a leitura Bíblica de Mc 10, 17-31. Seguindo tivemos a abordagem do tema: Maria: mãe das vocações, que nos mostra que para viver nossa vocação devemos ter disponibilidade, compromisso, comunhão e fé. Às 12h Dom Tadeu encerrou as discussões, fez suas considerações finais sobre o Congresso, deu a bênção final e finalizamos o 2° Congresso Bíblico Vocacional da Forania São Marcos com sorteios e o almoço.

As 19h, Dom Tadeu presidiu a missa na Basílica de Santo Antônio e os participantes do congresso, os padres e diáconos permanentes estiverem presentes.

Texto:Kenned Anderson Ramos e

Miranda e Maria Georgina Soares da Fonseca

 

Compartilhe:

Posts Relacionados

Nos Envia uma Notícia