Formação da Terceira Edição Típica do Missal Romano

Nesta segunda-feira, 11 de dezembro, às 15 horas, foi realizada a Formação da Terceira Edição Típica do Missal Romano, sendo assessorado pelo Frei Ricardo – Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. O encontro teve como público: Padres, Diáconos, Seminaristas, Freiras, e leigos da Diocese.

O Missal Romano é um dos principais livros litúrgicos da Igreja Católica, sua terceira edição é um importante marco para a renovação da fé e para a atualização dos ritos litúrgicos. Nele estão as orações e orientações para a celebração das missas. Depois do evangeliário, que contém os textos do evangelho, é o livro mais importante nos ritos da igreja.

O terceira edição foi aprovada durante a 59° Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2022. No mês de dezembro do mesmo ano, o material foi encaminhado ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos em Roma. A chancela final com a confirmação da Santa Sé foi publicada no dia 17 de março de 2023.

O assessor apresentou as atualizações que aconteceram no Missal, dentre quais, algumas anotações abaixo:

Formulários completos para as missas feriais do tempo do advento e do tempo da páscoa; a missa da vigília da Epifania do Senhor; 12 novos prefácios no ordinário da missa; revisão da tradução das orações eucarísticas; atualização no ato penitencial; e a inclusão dos santos brasileiros no “próprio dos santos”.

 

Um relatório da formação : https://www.facebook.com/prelaziaapostolicadeborba1963/videos/1666861497135699

Segunda parte da formação: https://www.facebook.com/prelaziaapostolicadeborba1963/videos/2258494314356634

Compartilhe:

Posts Relacionados

Nos Envia uma Notícia