Assembleia Paroquial Pastoral: Paróquia São Joaquim e Sant’Ana, Autazes/AM

As lideranças pastorais e coordenadores de comunidades, grupos e movimentos se reuniram no dia 16 de dezembro no auditório da Paróquia São Joaquim e Sant’Ana, para a realização da assembleia paroquial de pastoral, no propósito de avaliar os caminhos percorridos, traçar metas e definir prioridades para a melhor evangelização no ano de 2024. Deu-se início com o ofício divino, em seguida a saudação para os participantes, dentre eles coordenadores de comunidades e grupos, congregação das Irmãs Calvarianas e Dorotéias, Diácono José Raimundo, e o Pároco Padre Francisco Level.

O coordenador de Pastoral Mário Fernando e a assessora Olívia Guedes realizaram durante essa semana, o momento de escuta, os encontros foram iluminados pelo documento da CNBB 109, Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, com seus sete pilares: Palavra, Pão, Caridade, Ação Missionária, Ecologia Integral, Juventude e Dízimo. Com a ausência do assessor de pastoral, a Olívia colaborou na realização de nossa assembleia. Em sua fala, ressaltou a importância da escuta e o quanto é essencial caminharmos em união, relembrou os pilares das diretrizes do plano de pastoral da Diocese de Borba, que permaneceu as urgências da assembleia anterior, também esclareceu a importância de se fazer e como fazer uma assembleia de pastoral em sinodalidade. Frisou a necessidade de cada agente de pastoral buscar conhecimento e fortalecer a espiritualidade e ser realmente uma igreja em missão.

Em seguida foi dividido em dois grupos, os de comunidades, e o outro dos grupos e movimentos, para finalizar o momento de escuta e partilha. Após, tivemos um pequeno intervalo com lanche, e na volta o Pe. Francisco Level, apresentou o calendário paroquial do ano de dois mil e vinte e quatro, apresentando as datas das formações como paróquia e como forania, colocando também as ações de comunidades, grupos, e também da Instituição Luz da Infância, o Diácono José Raimundo enfatizou sobre a importância da ecologia integral como estado permanente de missão e o documento Laudate Deum do Papa Francisco.

Para finalizar o Padre Francisco comunicou a transferência do Padre Manoel Santana, que atuava como vigário paroquial, fez algumas orientações, agradeceu a missão de todos e desejou uma fé e coragem constante para mais um ano de missão, que sejamos luz nas comunidades e grupos. A Assembleia Paroquial se encerrou com a oração final e o almoço. Que nossa caminhada seja marcada por este desejo sincero de fazermos a missão evangelizadora acontecer, e que sejamos instrumentos geradores de vida e esperança para todos.

Credito: Pascom da Paróquia