A Diocese de Borba realiza o 2º Congresso Bíblico Vocacional

A Diocese de Borba realiza o 2º Congresso Bíblico Vocacional

A Diocese de Borba estará realizando nos dias 24, 25 e 26 deste mês de fevereiro mais uma edição do Congresso Bíblico Vocacional. Sendo este uma inspiração e uma resposta ao Documento Final do Sínodo dos Bispos que reflete sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. Com o tema “Vocação: Graça e Missão” e o Lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). As quatro Foranias da Diocese de Borba estarão em comunhão com suas comunidades eclesiais.

Na Forania São Marcos o Assessor do Congresso será o Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de Manaus, Dom Tadeu Canavarros, que abrirá o evento abordando o tema “Brasil: Ano Vocacional”, assim como “A Vocação na Bíblia”, “Ser Discípulo”, entre outros temas de cunho vocacional que estarão na abordagem do Bispo Arquidiocesano.

 

Nas demais Foranias, como: São Mateus, São Lucas e Forania São João, o intuito missionário será o mesmo, objetivando a promoção da cultura vocacional. Na Forania São Mateus, os Congressistas serão assessorados por Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, Bispo Diocesanoda Diocese Apostólica de Borba e o Diácono Lucas, Formador do Seminário de Nossa Senhora Aparecida, em Borba.

Na caminhada como igreja faz-se necessário o aprofundamento vocacional, tendo a vocação como dom e graça. Dádiva de Deus que chama mulheres, homens, jovens para seguirem Jesus. Graça por ser um chamado gratuito para vivenciar as virtudes de Cristo e, com Ele, se por a caminho para levar o Reino aos confins da terra. Como afirma o Papa Francisco, “Se queres andar rápido, caminha sozinho. Se queres ir longe, caminha com os outros” (ChV 167). É este O chamado, uma ação amorosa de Deus, é graça transformadora, é a Igreja de Cristo plantando as sementes do mundo novo na Amazônia.  

O congresso contará com a participação dos demais assessores; Padre Jair, da Diocese de Borba, na Forania São João e o Padre Paulo Araújo, da Diocese de Coari, que estará na assessoria da Forania São Lucas, em Novo Aripuanã.

Assim, a Missão faz os pés estarem a caminho e a Graça faz o coração arder, a Igreja de Cristo se movimenta e o Evangelho segue o percurso, inclusive em nossos rios.  Em partilha e comunhão, inspirados no encontro de Lucas com os discípulos de Emaús, o Congresso Bíblico Vocacional da Diocese de Borba é também dimensão missionária do chamado, presente no Texto-Base do 3º Ano Vocacional do Brasil, inspirados no Concílio Vaticano ll, na Conferencia de Aparecida e em reflexões à luz do magistério do Papa Francisco!

 

live : https://fb.watch/iV3-wZFdJj/?mibextid=v7YzmG

                    Fonte:Francelina L. de Souza

Coordenação da Pascom Diocese de Borba

Compartilhe:

Posts Relacionados

Nos Envia uma Notícia