A presença da equipe itinerante da diocese nas áreas indígenas da Paróquia de Nova Olinda do Norte

A Equipe itinerante da Diocese de Borba esteve presente e participou da visita às Aldeia Indígenas Mundo Urucu dos dias 20 a 23 de Março na Paróquia de Nova Olinda do Norte, S José e Maria de Nazaré.

Fomos bem recebidos pela catequista Valdenice, e começamos a visita às famílias da comunidade do Laguinho, convidando para a Santa missa às 16 horas. Nesta comunidade há uma escola indígena ” Albino Nascimento”.

Foi atendido as configurações :
Tem as seguintes líder:
Catequista: D Valdenice
Cacique: Adilson;
Etinia: Mundo Urucu.
Coordenador: Antônio Carde
Trabalhou às temáticas:
Campanha da Fraternidade só a fome
Orientações para os sacramentos
– Missa foi da semana da alegria: novo céu e nova terra; e cura do funcionário do rei.

Padroeiro da aldeia: Sto Antônio.
– Faz a festa do padroeiro e foi oritados a devoção popular a cada mês.
– Não faltar às formação de catequese e liturgia do calendário paróquial.

Não deixar faltar as celebração da palavra a cada final de semana.

No dia 21 as 14,00 horas, chegamos na Aldeia Laranjal e fomos bem recebidos pela comunidade, em seguida saímos para visitar as famílias e convidados para um bate papo as 18,00 horas. No encontros foram feitas as orientações da paróquias de Nova Olinda, como: Catequese da primeira comunhão, crisma e matrimônio, campanha da Fraternidade sobre a fome, sobre a pastoral do Dízimo e o Concílio da Amazônia e os 4 sonhos do Documento do Papa Francisco: Eclesial, Cultural, Ecológico e Social. Congresso Bíblico do Ano vocacional e o repasse, organização da aldeia:Padroeiro: S. J. BATISTA; foi orientados à devoção popular tds os dias 24 de cada mês procissões, o terço ao Padroeiro e o Bingo. Cacique: Marcelo; vice: Jorge.

Dia 22 de março dia Mundial da água chegamos na aldeia S. Sebastião as 08, 00 horas da manhã e fomos bem recebidos na comunidade. Fomos visitar as famílias da Aldeia Bucaja e convidá-los para a Sta Missa às 09,00 horas.

Organização da aldeia:
Cacique: Ma de Lurdes
Coordenação: Adonias; vice: Daniel.
Secretaria: Relatório e Adricia.
Tesouraria: Raimundo Viana e Kiteria.
– Catequese de batismo: Rute e Macedo.
– Padroeiro: S Sebastião,
– Culto Semanal: Adonias
– Ministro da palavras: Adonias e Renato.
– Ministro de Batismo: Cátia
Temas: orientações para os sacramentos
– não faltar as formação para Catequistas e Liturgia
Campanha da Fraternidade sobre a fome.

No dia 22 as 14 horas só passamos pela Aldeia M Urucu S. Mateus em visita a uma famílias, na ocasião estavam em volta de um grande forno, secando uma tachada da farinha amarelinha, iguaria da Amazônia. No mesmo dia as 16,00 horas chegamos na Aldeia Vila Nova, onde fomos bem recepcionados, Seguimos a visita das famílias e convidando para a Santa Missa às 18,00 horas.

Nesta Aldeia com o padroeiro S José, tem a seguinte organização:
– Coordenação: Damásio.
– Celebração da palavra: Absalom.
– Catequese da 1° comunhão: Madalena.
– Cacique: Absalom.
– Secretaria: Antôniel.
– Catequese de Batismo: Damásio.
– Tesouraria: Fernando.
– Celebração da palavra e catequese todos os domingos.

Orientações paróquial: não faltar às formações dos catequistas e da liturgia.
Repasse do congresso sobre as vocação e tudo mês dia 19, a devoção popular do padroeiro São José com o terço e o Bingo.

Concluímos nossa visita à Aldeia do Mundo Urucu neste dia de hoje onde foi 3 dias de muita luta e muita aprendizagem, logo no início ao furo de acesso as Aldeia, tivemos que deixar o barco e seguir de bote, pois uma árvore caiu com um temporal, impedia a passagem de embarcação um pouco maior, fomos em busca de um machado, para desobstruir a passagem; durante esses dias foi de muita chuva, mas nada que interrompesse as visitas e encaminhamento dos trabalhos, as celebração das missas e outros sacramentos.
Equipe que participou desta viagem às Aldeia indígenas Mundo Urucu foram, Frei Bosco, Ir. Marta, Ir. Rute e Pe Vyson. E somos muito agradecido a Paróquia de N Olinda do Norte, e as bênçãos de S José e N. S. De Nazaré.

Texto: Pe. Wylson Barbosa

Equipe  Itinerante