Ad Christi; Instalação da Diocese de Borba

Pela proclamação da Bula Papal, a Diocese de Borba é instalada e Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva é empossado a 1° Bispo Diocesano.

Para facilitar a administração e organização pastoral, o Papa instala dioceses em todas as regiões do mundo e escolhe um bispo responsável. Assim o rebanho de Cristo terá sempre um pastor para conduzi-los naquela área específica. E neste dia 25 de junho, a Bula Papal “Ad Christi” do Papa Paulo VI foi proclamada para a Instalação da Diocese de Borba.

O Rito de instalação iniciou com Dom Zenildo Luiz e Dom Leonardo Stainer adentrando a Basílica de Santo Antônio em profundo silêncio, seguindo até o Santíssimo Sacramento para a Oração entrega deste momento de benção celebrativa.

A Igreja de Borba está completando 60 Anos de Prelazia e hoje, na presença do Cardeal Dom Leonardo Stainer, representante do Sumo Pontífice, vivenciou com júbilo a instalação da Diocese da Diocese de Borba. No decorrer da celebração foi lido o histórico da Prelazia e dos bispos que aqui plantaram sementes do Evangelho.

Estiveram presentes os Bispos,  Dom Mário, da Diocese de Coari, Dom Evaristo, da Diocese de Roraima, Dom  Gutemberg, Dom José Albuquerque e Dom Leonardo, Arcebispo  de Manaus.

O Rito de Instalação Canônica começou com a acolhida e leitura da Bula Pontifícia, proclamada pelo Chanceler da Cúria Diocesana, Padre Jair Viera Alves.

“Não tenhais medo”, foi o que disse Dom Leonardo Stainer em seu pronunciamento e declaração da Diocese. “O espírito de cordialidade paira na Amazônia” e o Espírito de Missionariedade conduz Dom Zenildo”.

Na homilia de Dom Zenildo ele lembrou o Evangelho de Lucas 4, 19 – “O Espírito do Senhor está sobre mim”. “Daqui pra frente seremos guiados pela alegria e esperança, evangelizar descentralizando é o foco. Esta celebração é um grande louvor! Deus cuida de nós!”

Na ocasião aconteceu a inauguração e Benção do prédio da Cúria Diocesana, com as palavras de Frei Geraldo e  Frei Bosco, Padres Franciscanos, pioneiros na evangelização deste lugar.

A celebração Dominical finalizou com os agradecimentos do Padre Joseph Raj, Pároco da Paróquia de Santo Antônio e a leiturada Ata de Instalação da Diocese por Pe. Jair Viera Alves, o Chanceler da Cúria.

Somos gratos a Deus por sua benevolência e sua graça!

Que possamos continuar sendo uma igreja em saída. Que Jesus seja a nossa força.

Viva Jesus Cristo!

Viva a Diocese de Borba!