Diocese de Coari realiza a 4ª Assembleia diocesana da Pastoral Familiar

A diocese de Coari realizou de 26 a 27 de abril de 2024, na paróquia Sant’Ana e São Sebastião, na cidade de Coari, a 4ª Assembleia diocesana da Pastoral Familiar. O tema central foi: “O Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimonio “.

O encontro contou com a participação de 60 agentes da Pastoral Familiar, representando as paroquias da diocese, e foi iniciado com uma celebração eucarística na comunidade São Francisco, presidida pelo bispo diocesano, dom Marcos Piatek. O casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Alisson e Solange Schila, enviou uma mensagem todos especial para os participantes da assembleia.

A assembleia foi preparada pelo casal coordenador diocesano da Pastoral Familiar na pessoa o casal de Moises e de Eliane e pelo assessor eclesiástico da Pastoral Familiar o Pe. Elcivan. A assembleia foi marcada pelos momentos de avaliação, de reflexão, de planejamento e de estudo. Segundo om Marcos Piatek, “caminhando juntos vamos, em clima de comunhão e de participação, realizar a nossa missão evangelizadora no meio das famílias”.

A apresentação do tema central da assembleia contou com a assessoria do casal Francisco e Lucia da Arquidiocese de Manaus, o que é motivo de gratidão, segundo sublinhou o bispo diocesano. Os participantes também puderam conhecer, com a assessoria do padre Fabiano Kleber, assessor jurídico da Câmara Eclesiástica da diocese de Coari, questões ligadas com a Nulidade Matrimonial.

O bispo diocesano destacou que “a assembleia foi frutuosa e serviu para motivar e formar os agentes pastorais para que possam desempenhar seu papel de forma eficaz e compassiva, promovendo a participação ainda mais ativa nas nossas paroquias da diocese em prol das famílias”. Dom Marcos Piatek lembrou as palavras do Papa Francisco: “As famílias constituem o primeiro lugar onde nos formamos como pessoas e, ao mesmo tempo, são os ‘tijolos’ para a construção da sociedade”.

O encerramento da Assembleia aconteceu com a celebração da Eucaristia na Igreja de Santo Afonso. Finalmente, o bispo da diocese de Coari pediu “que a Sagrada Família de Nazaré nos dê ânimo e força para cumprirmos nossa missão de família evangelizadora no mundo de hoje”.

Credito: Pe. Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Compartilhe:

Posts Relacionados

Nos Envia uma Notícia