Encontro Formativo da Pastoral de Comunicação da Diocese de Borba

Nos dias 28 e 29 de abril de 2023, a Diocese de Borba promoveu o 1º Encontro Formativo da Pastoral da Comunicação – PASCOM. O evento aconteceu no Centro Pastoral – Dom José Afonso Ribeiro, no município de Borba. Estiveram  presentes os coordenadores e agentes da Pastoral da Comunicação de todas as paróquias da Diocese de Borba.

A formação objetivou a qualificação das lideranças e agentes da Pastoral com o intuito de desenvolver os trabalhos na comunicação da igreja, bem como o fortalecimento da espiritualidade dos agentes pascomneiros, a fim de desempenharem cada vez mais um trabalho com segurança e eficiência litúrgica.

“Fala com o coração ardendo: Vinde e vede!” foi a temática refletida pelo Assessor do Encontro, EdneyManauara”, Vice-coordenador da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Manaus.

Desde o início do trabalho de coordenação da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação Episcopal da CNBB, tem-se refletido sobre como oferecer aos nossos e agentes e leigos interessados, caminhos que apontem ações que fortaleçam em âmbito geral a transversalidade da Pastoral da Comunicação na igreja.

A temática do dia 28 abordou a Mensagem do Papa Francisco para o 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais, onde, para compreender o sentido de ser Pastoral da Comunicação, o Assessor afirmou que “devemos promover a linguagem da paz”, “vencer o hábito de desqualificar” e “proclamar a nossa verdade que é o Evangelho de Jesus Cristo”. O Santo Padre nos exorta em sua mensagem a Comunicar cordialmente, “Por vezes, o falar amável abre uma brecha até nos corações mais endurecidos”; vivenciar a “comunicação de coração a coração: «Basta amar bem para dizer bem»”; “Falar com o coração no processo sinodal” e, na promoção da cultura da linguagem da paz, perceber que “do coração brotam as palavras certas para dissipar as sombras dum mundo fechado e dividido e construir uma civilização melhor do que aquela que recebemos”.

A partir desses propósitos refletidos, os estudos também abordaram o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil – Documento 99 da CNBB, fundamentos básicos, missão, organização e eixos. Os últimos temas abordaram caminhos e apontamentos para o bom uso dos veículos de comunicação.

O evento finalizou com a Santa Missa na Basílica de Santo Antônio, presidida pelo Pe. Joseph Raj, Pároco da Paroquia de Santo Antônio de Borba e concelebrada pelo Diácono Rodrigo Bruce da Paróquia de Cristo Rei. No ensejo, o Pe. Joseph Raj deu a bênção de envio para os cursistas da Pastoral da Comunicação da Diocese de Borba.

Coordenação da Pastoral da Comunicação Diocesana