Festa de Pentecostes em Borba

Neste último domingo, 28 de maio de 2023, a Diocese de Borba uniu os fiéis das Paroquias de Santo Antônio, Cristo Rei e Nossa Senhora Aparecida para celebrar a festa de Pentecostes.

As Paróquias e suas comunidades saíram em procissão até a Paróquia de Cristo Rei. O momento festivo iniciou com louvor, alegria e oração. Estavam presentes o Bispo Dom Zenildo, Padres, Diáconos, consagrados, leigos engajados e famílias borbenses.

Na ocasião foi frisado que no dia 25 de junho, deste ano de 2023, a Prelazia Apostólica de Borba será elevada à Diocese por decisão do Papa Francisco.  No mesmo ato, o sumo pontífice também determinou que  Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva seja empossado a Primeiro Bispo Diocesano da Diocese de Borba.

A santa Missa foi presidida por Dom Zenildo, que postulou que “Pentecostes marca cinquenta dias após a Páscoa, onde o Espírito Santo é enviado sobre a igreja, por meio dos apóstolos.” Assim Cristo continua presente na igreja, que é continuadora da sua missão.

A festa de Pentecostes é a celebração da efusão do Espírito Santo. As evidencias descritas nos Atos dos Apóstolos com ruídos vindos do céu, vento impetuoso, línguas do fogo sobre os discípulos, marcando o nascimento da igreja e a vocação para a missão evangelizadora.

Um dos momentos que marcaram a celebração da Festa do Espírito Santo foi o apagamento da chama do Círio Pascal, que representa a Luz de Cristo, podendo ser acesa em ocasiões especiais. A igreja tem agora a presença do Paráclito, Chama ardente de amor e Sabedoria divina que desce sobre os filhos de Deus com os sete dons, para a edificação da igreja, nos santificando para a morada celestial.

Live da celebração: https://www.facebook.com/watch/live/?extid=CL-UNK-UNK-UNK-AN_GK0T-GK1C&mibextid=2Rb1fB&ref=watch_permalink&v=1437296840427358

Pastoral da Comunicação da Diocese de Borba