Missa dos Santos Óleos na Diocese de Borba

Missa dos Santos Óleos na Diocese de Borba

A Missa da Unidade – Santos Óleos da Diocese de Borba aconteceu neste último dia 30 deste mês de março de 2023. Todo o clero e paroquianos de todas as comunidades da Diocese reuniram-se na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, também chamada de Catedral Ecológica borbense. Na celebração dois pontos marcaram o momento; a Benção dos Santos óleos, que são os óleos do Crisma, dos Enfermos e do Batismo e a Renovação das Promessas Sacerdotais na presença do Bispo Diocesano Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva.

 

O Óleo do Santo Crisma marca a plenitude do Cristão, que deve irradiar a presença do Espírito Santo, assim, com o perfume de Cristo, a mancha da culpa é apagada e a unção do Crisma traz a serenidade da purificação. O Óleo do Crisma é o Óleo da Alegria, assim declarou Dom Zenildo.

O Óleo dos enfermos foi conduzido ao altar por um Diácono. Neste óleo, o Bispo Diocesano explicou que está a fortaleza do cristão em tempos de dor, cura dos enfermos e alívio em sua páscoa, e na bênção do Óleo do Batismo ou Óleo dos Catecúmenos, a prece oracional indicava o dom da força aos catecúmenos. No Batismo o cristão é confirmado na fé, recebendo a sabedoria e as virtudes divinas.  

Na homilia feita por Dom Zenildo foi destacado que a igreja de Cristo estava reunida para ouvir a voz do Senhor. Como operários colaboradores e servos, uma vez que a unção dos Santos Óleos perpassa pela cura, pela santificação e pelo serviço. O Bispo Diocesano frisou as “luzes desta nova Diocese como; a Escola Diaconal, a criação das Foranias, a abertura dos Congressos Forânicos em um Ano Vocacional que segue a cultura vocacional.”

 

Assim, na Renovação das Promessas Sacerdotais, outro ponto forte do momento, os sacerdotes renovaram suas promessas presbiterais perante o Bispo e o povo de Deus. O presidente da celebração apontou que o Sacerdote é convidado a viver o ministério profundo de amor. O padre tem que exalar o cheiro das ovelhas, como disse o Santo Padre, o Papa Francisco. Assim como no evangelho, que Jesus inicia a vida pública dizendo“O Espírito do Senhor está sobre mim”.


Dom Zenildo Também colocou que a celebração dos Santos Óleos concluiu dois dias de intensa oração, sonhos e projetos iluminados pelo Espírito Santo de Deus, recordando as reuniões do Clero, CRB e dos Vigários Forâneos que aconteceram nos dias 29 e 30 de março, para alinhamento das demais missões que ocorrerão neste semestre.

Após a celebração, o Bispo Diocesano convidou toda a comunidade presente para um jantar de confraternização no Seminário Nossa Senhora Aparecida, concluindo assim o momento de verdadeira unidade fraternal.

Diocese de Borba – AM

Coordenação Diocesana da Pastoral de Comunicação – PASCOM

Compartilhe:

Posts Relacionados

Nos Envia uma Notícia