O encontrão da Juventude da Forania São João – Autazes

No dia 25 de maio de 2024, na comunidade Santa Luzia em Autazes, ocorreu o Encontrão da Juventude da Forania São João. O evento teve início às 7h da manhã com a chegada e acolhida, seguido pelo credenciamento realizado pelos jovens de Autazes. Participaram 102 jovens das localidades: Área Missionária Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Lago do Miguel, Área Pastoral Divino Espírito Santo – Urucurituba, e os grupos de jovens da Paróquia São Joaquim e Sant’Ana. Após o café, às 8h, o grupo de canto fez a acolhida e animou os participantes. Em seguida, houve um momento de espiritualidade conduzido pelo jovem Juan Diego, baseado no Evangelho de Marcos 3,13-19, onde Jesus escolheu os doze apóstolos.

Os assessores Diácono Roberto Gomes Taquita e o jovem Diogo Ribeiro da Pastoral da Juventude de Manaus abordaram o tema “Cristo nos chama e nos envia à missão” com base no documento “Christus Vivit” para os jovens (Papa Francisco), enfatizando a importância de viver a fase da juventude hoje, de não pular fases, de buscar viver na confiança e no diálogo com os pais, que o jovem é chamado a seguir o Cristo sendo jovem, e para ouvir o chamado Deus é necessário viver uma vida de intimidade com Deus, e questiona os jovens: Qual dia que vocês faz Adoração ao Santíssimo Sacramento? Tem ido às missas e rezado? E hoje temos um número alto de suicídio da juventude, devido a ansiedade e depressão, que leva a pessoa a perder o sentido de vida, e dizia, não desista da vida jovem, não desista de você, pois Cristo o chama hoje a um ministério do serviço dentro igreja para ser catequista, padre, irmã, diácono permanente ou a uma profissão. E encerrou às 10h com um momento de animação.

Após o almoço, o assessor Diogo Ribeiro abordou a temática “Juventude e grupos”, a partir da dinâmica do discipulado dos doze apóstolos, Jesus convoca, e chama cada um pessoalmente a uma experiência transformadora de amadurecimento da fé e ao discipulado missionário. Destacou também que o grupo de jovem é um espaço de formação do discípulo Jesus. A partir do texto João 4,10-26 sobre a Samaritana que teve um encontro transformador com Jesus, os jovens foram questionados sobre a relevância desse Evangelho para suas vidas em grupo. Foram enfatizadas algumas etapas importantes no processo grupal, como a convocação, nucleação, iniciação e missão, além das dimensões afetiva, social, espiritual e política.

Após uma pausa para o intervalo, o evento retornou com animação e uma roda de conversa conduzida por Diogo e Irmã Ana Lúcia. Às 14h, os jovens Samira e Willian conduziram dinâmicas antes do encerramento do Encontrão às 17h30 com um momento de Adoração conduzido pelo Diácono Toti e uma celebração da palavra às 18h com a participação dos jovens e da comunidade Santa Luzia. No final, Irmã Ana Lúcia fez os agradecimentos.

Texto: Irmã Ana Lúcia

Compartilhe:

Posts Relacionados

Nos Envia uma Notícia