Padre Vanthuy será ordenado bispo 04 de fevereiro em Boa Vista e iniciará seu Ministério em São Gabriel dia 11 de fevereiro

O padre Raimundo Vanthuy Neto, nomeado pelo Papa Francisco Bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira em 08 de novembro de 2023 será ordenado no dia 04 de fevereiro de 2024 em Boa Vista – RR. A celebração, que será presidida pelo Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, Arcebispo de Manaus e Presidente do Regional Norte1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Norte1), será realizada em Boa Vista – RR, às 8h30, no Ginásio Totozão.

O início do Ministério do Ministério Apostólico e Pastoral como Bispo da Igreja do Alto Rio Negro será no dia 11 de fevereiro. A celebração de posse canónica como Bispo da Diocese de São Gabriel da Cachoeira – AM, será realizada 8h no Ginásio Arnaldo Coimbra, na cidade de São Gabriel da Cachoeira.

O bispo eleito da diocese com maior porcentagem de população indígena do Brasil nasceu em Pau dos Ferros – RN, sertão nordestino, em 10 de maio de 1973. Na década de 1980 chegou em Roraima junto com seus pais e seus cinco irmãos. Em 1991 iniciou sua formação no Seminário São José de Manaus, onde são formados os futuros presbíteros das nove igrejas locais que fazem parte do Regional Norte1 da CNBB, realizando seus estudos em Filosofia e Teologia no então CENESCH – Centro de Estudos do Comportamento Humano. É Mestre em Teologia, com especialização em Missiologia pela então Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção – SP.

O padre Vanthuy Neto foi ordenado diácono em 11 de julho de 1999 e presbítero da diocese de Roraima, em 3 de junho de 2001. Foi diretor e professor do Instituto de Teologia, Pastoral e Ensino Superior da Amazônia – ITEPES, hoje Faculdade Católica do Amazonas, e colabora com os estudos sobre o Cristianismo e Povos Indígenas na Amazônia. Acompanha a vida Eclesial desta região com seus encontros inter-regionais de Bispos desde 1997, quando se celebrou os 25 anos do Documento de Santarém, e participou como auditor da Assembleia Sinodal do Sínodo para a Amazônia em outubro de 2019.

Foi pároco de diversas paróquias e áreas missionárias da diocese de Roraima, coordenador de Evangelização e Pastoral da Diocese e atualmente é reitor do Seminário Menor e da Reitoria Nossa Senhora Aparecida. O bispo eleito ajuda na Formação das Lideranças Leigas na Escola de Teologia Pastoral da Diocese de Roraima e na Escola para o Diaconato Permanente. Também é membro do Colégio de Consultores, do Conselho Presbiteral e colabora como chanceler da Diocese de Roraima. Padre Vanthuy é membro do Instituto Secular – Associação dos Padres do Prado, tendo colaborado no Conselho Nacional do Prado no Brasil. Ele viveu o Ano Internacional Pradosiano em Lyon – França.

Credito: Pe. Luis Miguel Modino, assessor de comunicação CNBB Norte1

Compartilhe:

Posts Relacionados

Nos Envia uma Notícia