POVO DE DEUS EM AÇÃO POR UMA IGREJA EM SAÍDA: Primeira Assembleia Diocesana

Na manhã deste dia 17 de Novembro de 2023, aconteceu o primeiro momento da Assembleia Diocesana de Pastoral, onde a mesma iniciou com a Adoração ao Santíssimo Sacramento pedindo sabedoria e discernimento para um bom avanço nesta Assembleia. Após, Dom Zenildo faz sua fala inicial destacando-se assim, a oração pedindo pela paz. Assim, prosseguiu com a avaliação das Pastorais, movimentos, Organismos e Obras. No decorrer da tarde do dia 17, foi realizada a avaliação das atividades executadas nas Paróquias, neste ano em exercício. Pôr fim, os Vigários Forâneos também apresentaram suas atividades deste ano. E assim, finalizou-se o primeiro dia de Assembleia Diocesana.

Na manhã do dia seguinte (18) de novembro de 2023, ocorreu a continuação da Assembleia Diocesana de Pastoral. A reunião teve início com uma oração pela manhã, tendo continuidade com o Assessor de Pastoral, Ademir Jackson, compartilhando o Calendário de Atividades Diocesanas, apresentando toda a programação de 2024. Para finalizar o período da manhã, foram divididos os grupos por Foranias, para montar os projetos em âmbito Forâneo.

Na parte da tarde, ocorreram as aprovações das novas coordenações das Pastorais, atualização do Calendário de Atividades Diocesanas e a leitura da ATA, realizada pela Irmã Ruth. Com isso, a Diocese de Borba concluiu a Assembleia de Pastoral 2023, e já se prepara para os novos e abençoados horizontes traçados que virão em 2024.

Neste sábado,18 de Novembro, às 19:00h, na Basílica de Santo Antônio, foi realizada a celebração de 1 ano de Criação da Diocese de Borba e encerramento da Assembleia Diocesana 2023. A celebração Eucarística, presidida pelo Reverendíssimo Bispo Diocesano Dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, contou com a presença dos Padres Diocesanos, diáconos, religiosas, seminaristas, além da participação expressiva dos fiéis.

Em sua homilia, Dom Zenildo ressaltou que somos uma igreja ministerial, que se sente muito feliz pelo bom êxito da assembleia diocesana de pastoral, que foi muito bem planejada com o objetivo de toda a diocese se encontrar, brincar, refletir, avaliar e sonhar juntos como será o próximo ano, e o Espírito Santo lá esteve, costurando, iluminando, aquecendo todas as pessoas ao ponto que dizer que foram usados.

Também destacou sua fala para os jovens no Congresso Diocesano que devemos: escutar, discernir e decidir. Após os avisos, houve a entrega das lembranças em comemoração ao 1° ano da Diocese para os Padres Diocesanos e diáconos. Foi chamada a frente a Irmã Olinda para representar todas as religiosas.

Agradecemos à todos que se comprometeram a participar, cada paróquia, área missionária, grupos e movimentos, que Jesus nos abençoe e que Maria siga nos conduzindo, guiando e intercedendo pelos passos da Igreja Católica e, principalmente, de nossa Diocese no próximo ano de 2024.